Para escrever seu primeiro texto, role a página e clique em “Você e sua poesia”.
Citação de admin em janeiro 31, 2024, 1:47 pm
1 A poesia assumiu alguma tarefa em sua 🧬 vida?
- Sim, eu creio que sim! Houve um tempo em minha vida que eu queria ser atleta, em outro eu sonhei ser cantor, depois quis ser violonista, ser um cara legal, ser pescador...mas todas essas coisas exigem a presença de outras pessoas que interajam com a gente de alguma forma...e as outras pessoas normalmente estão ocupadas, vivendo as suas próprias vidas e eu nunca tive certeza se desejava fazer parte da vida delas. Escrever poesia foi uma saída solitária de sublimar, de certa forma, alguma coisa que eu precisava deixar ao mundo, sem que houvesse a necessidade de uma interação imediata: você escreveu um poema e ele é seu, é sua marca no mundo, é um registro da sua passagem pela vida, se não pra esta, talvez para alguém de uma geração futura. Quem me conhece pessoalmente sabe que eu sou uma pessoa que faz muito barulho, fala alto, conversa bastante; mas não é dessa maneira que eu gostaria de ser lembrado, então eu vou deixar ao mundo o meu silêncio em forma de poesia.
Quando iniciou seus poemas?
- 2. Quando eu comecei meus primeiros esboços, creio que era 1984, e eu me inspirava nas letras de um amigo que é músico e autor de suas próprias canções. Dos poetas famosos de nossa literatura eu admiro uns poucos poemas, dá pra contar nos dedos de uma das mãos, mas são poemas lindos, verdadeiras obras primas. Um é de autoria de Vicente de Carvalho e se chama "velho tema", tem também um poema de Bastos Tigre e outro de Luiz de Camões. Eles serviram pra me inspirar inicialmente, mas com o tempo eu cheguei à conclusão que precisava desenvolver um estilo meu, um jeito próprio de escrever sem a influência de ninguém. Se existe alguma coisa que eu preciso ter em mente? Sim, transmitir o máximo de informações, causar o máximo de sensações que eu puder causar na pessoas que vai ler, utilizando pra isso o mínimo de palavras. Edu costumo dizer que muitas vezes um poema diz o mesmo que um livro, mas é infinitamente mais sucinto e utiliza apenas uma ou duas páginas.
4.. Se o poeta nasce poeta? Creio que definitivamente não. Ninguém escolhe ser poeta e começa a escrever e se torna um poeta. É preciso que a poesia escolha você. Eu tenho plena consciência que existem poetas muito melhores que eu, se é que mais alguém além de mim me vê como poeta. Eu sei que tenho alguns poemas razoáveis porque fui classificado em concursos, outras vezes fui procurando por gente desconhecida me pedindo autorização pra usar um ou outro poema em algum evento e até pela quantidade de poemas que outras pessoas se apossaram e publicaram na internet como se fosse de autoria delas. Mas, voltando ao assunto: eu acredito que é a poesia que escolhe o poeta, pois os meus melhores poemas, depois de concluídos, saíram extremamente diferentes daquilo que eu queria escrever na hora que me sentei pra escrever. As palavras vão surgindo, o sentido vai tomando outro rumo e você gosta daquilo que o poema está se tornando, ao longo do criação. Muitas vezes, depois dele pronto, eu disse pra mim mesmo: não fui eu que fiz isso!
5. O que eu acho deste site? Eu achei muito bacana a sua iniciativa de criar este site, inclusive a utilização da palavra "concurso" foi uma escolha muito feliz, pois incentiva os novos poetas a buscar a excelência, sendo apoiado por outros poetas, seja com o seu trabalho, seja pelas palavras de incentivo, assim como eu vejo que você tem encorajado os participantes a postar cada vez mais, pois é só a prática que conduz à perfeição e aquela coisa de escolher um grupo no final de cada semana acaba por encorajar aos mais iniciantes que procurem melhorar cada vez mais, buscar a sensibilidade latente que existe na alma da gente. Uma hora a poesia acaba escolhendo você.
Não escolhemos a poesia, a poesia escolhe o poeta. Mas existe muita poesia esperando pra ser escrita, ela tá procurando a pessoa certa.6. Alguma sugestão? Busque um poema pra chamar de seu. Escolha um poema que você gostaria de ter escrito, escreva ele num papel, procure analisar cada palavra, cada estrofe e tente entrar na alma do autor no momento que escreveu aquilo.
Principalmente: conheça as classes gramaticais da nossa língua portuguesa. Procure analisar a métrica... essas coisas básicas que muito bom poeta perde a oportunidade de progredir por puro desconhecimento que estava ao seu alcance por preguiça de pesquisar.
Um poeta que despreza a língua portuguesa é como um violino que decora as cifras, mas não sabe nada sobre a estrutura de tríades .. é como uma pessoa que pega o ônibus pela côr. Ninguém precisa ser bacharel ou doutor em nada, mesmo porque o nosso sistema educacional tá tão ou mais maltratado que a arte. Arme -se de conhecimento e seja parte da resistência.7_ A poesia é importante na vida do jovem?a poesia é importante na vida de qualquer pessoa em qualquer idade, assim como todas as manifestações artísticas, principalmente nos dias de hoje, que a arte e todas as suas manifestações se encontram tão maltratadas. Eu acho que o pintor talentoso deve continuar pintando, o bom músico ou escultor, assim como o poeta deve continuar trabalhando não por fama ou dinheiro ou reconhecimento, mas pra manter a arte viva, a verdadeira arte, a arte legítima, pois o que está imperando no mundo de hoje é um arremedo de arte, maltratada e prostituída. Pessoas sem um mínimo de talento ou sensibilidade é que estão fazendo sucesso e sendo ovacionadas. Eu acredito que o verdadeiro artista é como aquela mãe da parábola de Salomão e sua sabedoria: ela preferiu ver o filho ser criado por outra mãe, desde que lhe fosse permitido viver.
8.Momento marcante da poesia em sua vida
Quando eu era criança, costumava assistir aos filmes do zorro; eu admirava a sua coragem, sua valentia, seu desprendimento e nobreza. Curiosamente eu não gostava de uma característica de Don Diego, que era o fato de ele ser poeta. A poesia entrou na minha vida num dia da adolescência em que, num momento de muita angústia, eu estava em sala de aula e a professora de língua pra pegou o livro e recitou um poema de Vicente de Carvalho que estava lá: aquele foi um momento mágico, pois aquelas palavras, lidas daquela maneira, passaram rapidamente pelos meus ouvidos e foram se instalar na minha alma, onde estão até hoje. Creio que a maneira que a recitamos ou que a recebemos intimamente, numa leitura solitária e silenciosa é a segunda metade do poema. O poeta faz a parte dele ao escrever o poema, mas se nossa alma não estiver receptiva naquele momento, a melhor poesia é letra morta.
1 A poesia assumiu alguma tarefa em sua 🧬 vida?
Quando iniciou seus poemas?
4.. Se o poeta nasce poeta? Creio que definitivamente não. Ninguém escolhe ser poeta e começa a escrever e se torna um poeta. É preciso que a poesia escolha você. Eu tenho plena consciência que existem poetas muito melhores que eu, se é que mais alguém além de mim me vê como poeta. Eu sei que tenho alguns poemas razoáveis porque fui classificado em concursos, outras vezes fui procurando por gente desconhecida me pedindo autorização pra usar um ou outro poema em algum evento e até pela quantidade de poemas que outras pessoas se apossaram e publicaram na internet como se fosse de autoria delas. Mas, voltando ao assunto: eu acredito que é a poesia que escolhe o poeta, pois os meus melhores poemas, depois de concluídos, saíram extremamente diferentes daquilo que eu queria escrever na hora que me sentei pra escrever. As palavras vão surgindo, o sentido vai tomando outro rumo e você gosta daquilo que o poema está se tornando, ao longo do criação. Muitas vezes, depois dele pronto, eu disse pra mim mesmo: não fui eu que fiz isso!
5. O que eu acho deste site? Eu achei muito bacana a sua iniciativa de criar este site, inclusive a utilização da palavra "concurso" foi uma escolha muito feliz, pois incentiva os novos poetas a buscar a excelência, sendo apoiado por outros poetas, seja com o seu trabalho, seja pelas palavras de incentivo, assim como eu vejo que você tem encorajado os participantes a postar cada vez mais, pois é só a prática que conduz à perfeição e aquela coisa de escolher um grupo no final de cada semana acaba por encorajar aos mais iniciantes que procurem melhorar cada vez mais, buscar a sensibilidade latente que existe na alma da gente. Uma hora a poesia acaba escolhendo você.
Não escolhemos a poesia, a poesia escolhe o poeta. Mas existe muita poesia esperando pra ser escrita, ela tá procurando a pessoa certa.
6. Alguma sugestão? Busque um poema pra chamar de seu. Escolha um poema que você gostaria de ter escrito, escreva ele num papel, procure analisar cada palavra, cada estrofe e tente entrar na alma do autor no momento que escreveu aquilo.
Principalmente: conheça as classes gramaticais da nossa língua portuguesa. Procure analisar a métrica... essas coisas básicas que muito bom poeta perde a oportunidade de progredir por puro desconhecimento que estava ao seu alcance por preguiça de pesquisar.
Um poeta que despreza a língua portuguesa é como um violino que decora as cifras, mas não sabe nada sobre a estrutura de tríades .. é como uma pessoa que pega o ônibus pela côr. Ninguém precisa ser bacharel ou doutor em nada, mesmo porque o nosso sistema educacional tá tão ou mais maltratado que a arte. Arme -se de conhecimento e seja parte da resistência.
7_ A poesia é importante na vida do jovem?a poesia é importante na vida de qualquer pessoa em qualquer idade, assim como todas as manifestações artísticas, principalmente nos dias de hoje, que a arte e todas as suas manifestações se encontram tão maltratadas. Eu acho que o pintor talentoso deve continuar pintando, o bom músico ou escultor, assim como o poeta deve continuar trabalhando não por fama ou dinheiro ou reconhecimento, mas pra manter a arte viva, a verdadeira arte, a arte legítima, pois o que está imperando no mundo de hoje é um arremedo de arte, maltratada e prostituída. Pessoas sem um mínimo de talento ou sensibilidade é que estão fazendo sucesso e sendo ovacionadas. Eu acredito que o verdadeiro artista é como aquela mãe da parábola de Salomão e sua sabedoria: ela preferiu ver o filho ser criado por outra mãe, desde que lhe fosse permitido viver.
8.Momento marcante da poesia em sua vida
Quando eu era criança, costumava assistir aos filmes do zorro; eu admirava a sua coragem, sua valentia, seu desprendimento e nobreza. Curiosamente eu não gostava de uma característica de Don Diego, que era o fato de ele ser poeta. A poesia entrou na minha vida num dia da adolescência em que, num momento de muita angústia, eu estava em sala de aula e a professora de língua pra pegou o livro e recitou um poema de Vicente de Carvalho que estava lá: aquele foi um momento mágico, pois aquelas palavras, lidas daquela maneira, passaram rapidamente pelos meus ouvidos e foram se instalar na minha alma, onde estão até hoje. Creio que a maneira que a recitamos ou que a recebemos intimamente, numa leitura solitária e silenciosa é a segunda metade do poema. O poeta faz a parte dele ao escrever o poema, mas se nossa alma não estiver receptiva naquele momento, a melhor poesia é letra morta.
Citação de Lia em junho 26, 2024, 5:37 pmEntrevista muito boa! Edison se mostrou bem esclarecido sobre o papel do poeta no mundo e humilde nesta seara literária. Parabéns 👏
Entrevista muito boa! Edison se mostrou bem esclarecido sobre o papel do poeta no mundo e humilde nesta seara literária. Parabéns 👏