Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the asgaros-forum domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/concu3149/poesia.concursosnota10.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the bp-better-messages domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/concu3149/poesia.concursosnota10.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Esta "lá ela" – Recanto da poesia

Seja bem vindo ao nosso fórum!

Para escrever seu primeiro texto, role a página e clique em “Você e sua poesia”.

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Recanto da PoesiaPoesia social: Contos , crônicas.Esta "lá ela"
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Esta "lá ela"

Eu aprendi, desde menino, a não pronunciar algumas palavras (Ou palavrões? Não sei), para não atrair os “maus fluidos” que elas carregam. Isto pode ser besteira, criancice, crendice, superstição ou o que quer que pensem e digam. O fato é que durante as minhas “observações autodidatas”, eu tenho percebido que quase tudo nesta vida emana energia. Pode ser energia positiva, negativa ou neutra. E estas energias, de alguma forma, influenciam na nossa vida. Por este motivo eu procuro evitar de pronuncia-las. Estas palavras ficam tão ocultas no meu “vocabulário mental”, que eu nunca as uso nos meus textos. Só vou escrevê-las agora, porque não tem jeito. As palavras são: desgraça, miséria e peste.

Antigamente as pessoas respeitavam (ou temiam) mais estas palavras. E quando alguém as pronunciava, era repreendido na hora. Principalmente se fosse a “sem graça”.

Hoje as pessoas usam e abusam destas palavras com uma facilidade incrível. Principalmente os jovens. Alguns, talvez por já ter sido repreendido pelos pais ou por alguém mais velho, para evitar de pronunciarem a palavra original, apelidaram-na de “lá ela”. Esta lá ela é tão pronunciada pelas pessoas, que a “sem graça” já deve saber que estão “invocando-a”. Então é lógico que se fará presente ao chamado.

Imaginem uma “palavra pesada”, sendo pronunciada com muito ódio...

Eu imagino este ato da seguinte forma: a palavra é como uma flecha, o pensamento é como um arco sendo esticado, e a fala é como a flecha atirada.

Eu sei de algumas histórias sobre esta “lá ela”, mas só vou contar uma, porque é mais pessoal:

Os meus compadres sempre deixavam escapulir estas palavras na casa deles. Principalmente quando se aborreciam com algo. Eu sempre repreendia. Mas o meu compadre, como é ateu, dizia que isto era superstição minha. Quando eu estava lá na casa deles, que algum deles chamava a “lá ela”, eu ia para a casa da tia dele, que era ao lado. Meu compadre contou-me que um dia, perto de dar meio dia, a minha comadre chamou o nome dessa criatura com tanta “energia”, que a tampa do filtro, que ficava na cozinha, encostado na parede da entrada, voou e foi cair perto dela... Eles ficaram espantados como aquela tampa voou do filtro e fez uma curva para sair pela entrada da cozinha. Agora eu pergunto: isto é o quê? Não é a “lá ela” mostrando que está presente? É claro que é! Porém esta demonstração não intimidou eles.

Então eu aviso: não adianta chamar “lá ela”, engraça, sem graça ou qualquer outro apelido que botem nesta palavra, porque a “dona desta energia” sabe que estão “invocando-a”, e sempre se fará presente.

A.J. Cardiais🦉

Lia has reacted to this post.
Lia

Verdade , ela sabe que está sendo invocada mesmo que com outros vários nomes.Parabéns!

Eu creio, piamente, na energia das palavras.

2024 © Recanto da poesia - Todos os direitos reservados. | Políticas de privacidade