Seja bem vindo ao nosso fórum!

Para escrever seu primeiro texto, role a página e clique em “Você e sua poesia”.

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Entrevista com AJCardiais

- A poesia assumiu alguma tarefa na sua vida ao longo dos anos de escrita?

1. Sim. Elas têm a incumbência de distrair-me.

2 - Sente a influência de algum ou alguns poetas na sua obra?

1. Eu acho que a POESIA é algo mediúnico. Aliás, as artes em si são mediúnicas. Não foi à toa que Jorge Amado disse que, às vezes, os personagens falavam por eles mesmos. Portanto é passível sofrer influência dos poetas que já estão "no outro plano", e dos que ainda estão neste. 

3 - Como faz os títulos de seus poemas? Você escolhe alguma palavra do poema, procura inspiração em outros textos ou os títulos surgem na sua cabeça?

1. Eu sou péssimo para intitular os poemas. Às vezes o título "vem do nada", às vezes o poema já nasce rotulado e às vezes eu procuro entre o texto.

4 - Por que a poesia em sua vida?

1. Sou de uma época em que quase toda brincadeira era acompanhada por cantigas e por umas “trovinhas”. Para modificar um pouco as cantigas e trovas pré-estabelecidas, eu criava umas. E tinham outras brincadeiras (impróprias) que eram tudo na base da rima. Fora isso, eu sempre fui apaixonado por música. Arrisquei a compor algumas músicas no estilo da Jovem Guarda, depois apaixonei-me pelo tropicalismo (pura poesia) e...  Estou aqui.

5 - O poeta nasce ou se constrói como poeta?

R - Acho que o poeta nasce. Depois ele se descobre ou é descoberto. Quem força ser o que não é, nunca sentirá prazer em "só ser". Sempre busca algo mais: fama, dinheiro etc. Tem poeta que nunca escreveu nada. Mas a visão que ele tem da vida, é pura poesia. Por isso eu acho que ser poeta, não é só por escrever poesia: é seguir uma "filosofia". O poeta Paulo Leminski dizia que quem gostava de poesia, também era poeta.

6 -Temas relacionados à mulher, à religiosidade, ao amor e ao desejo são predominantes em sua obra. Existem temas que são mais poéticos ou mais líricos que outros? Ou a poesia pode servir “a todas as fomes”?

R – Eu acredito que a poesia pode servir "à todas as fomes". Como cada pessoa tem um prato predileto, caberá às pessoas descobrirem o "mestre cuca" que mais lhes agrada. Eu tenho vários, porém o que mais me agrada é o Manoel de Barros.

7 - Quais as suas inspirações? Quais as suas dificuldades?

1. Na verdade, eu não “forço inspirações”; eu deixo que tudo aconteça; deixo que elas “baixem” em mim. 

E não sinto dificuldades nenhuma.

8 – Onde podemos encontrar os seus poemas?

1. No meu blog O Toco da Coruja https://ajcardiais.blogspot.com/, no Recanto das Letras, no Luso Poemas, no Latino Poemas, no Pensador, no Kwai...

9 - O que acha deste site dedicado a poesia?

1. Maravilhoso. Principalmente por causa da entrevista. Kkk

10 - Teria alguma sugestão para acrescentar no fórum?

1. Nada a acrescentar. Vida longa ao Recanto da Poesia.

A.J. Cardiais has reacted to this post.
A.J. Cardiais

2025 © Recanto da poesia - Todos os direitos reservados. | Políticas de privacidade