Seja bem vindo ao nosso fórum!

Para escrever seu primeiro texto, role a página e clique em “Você e sua poesia”.

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Recanto da PoesiaPoesia social: Entrevistas com usuáriosEntrevista Lia
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Entrevista Lia

poesia assumiu alguma tarefa na sua vida ao longo dos anos de escrita?

A poesia me deu na verdade, um alívio num período atribulado, e comecei tarde, pois antes eu nem me dedicava a escrita de maneira poética, e sim textos técnicos e leitura de romances e histórias épicas, depois senti essa necessidade e aqui há alguns anos usufruindo desse ato para me expressar.

Sente a influência de algum ou alguns poetas na sua obra?

Sim, depois lendo alguns poetas com mais atenção, percebi que minha escrita é singela e simples, sem adereços e sem metáforas, o que para mim teve inspiração em Cecília Meirelles, que sempre foi muito presente na minha infância pelos textos lidos nos livros escolares; claro respeitando as devidas proporções de talento e exuberância da poetisa.

Como faz os títulos de seus poemas? Você escolhe alguma palavra do poema, procura inspiração em outros textos ou os títulos surgem na sua cabeça?

Incrível, pois para mim, quase sempre, o título vem primeiro e depois vou escrevendo, mas alguns escrevo com algumas palavras sugeridas por sites, músicas, vida cotidiana, etc, e depois finalizo em busca de um título.

Por que a poesia em sua vida

Eu não sei explicar, talvez me faltem palavras para tanto. Um gosto pela cadência da leitura em si, um gosto pelas rimas, eu não sei ao certo, mas acaba sendo o estilo que mais me adequo ao rascunhar uma ideia.

Poeta nasce poeta ou se constrói como poeta?

Eu não tenho certeza, porque eu mesma, enveredei pela poesia tardiamente, e não foi falta de leituras das mesmas, eu lia e não me via escrevendo, depois de anos e anos, tive o ímpeto de me lançar nessa seara e tive surpresa ao me deparar com esse gosto e facilidade de rimar, apesar da simplicidade da minha escrita, sinto-me=, privilegiada e posso dizer, nascemos com um dom e depois podemos desenvolver ou não, depende das circunstâncias.

Temas relacionados à mulher, à religiosidade, ao amor e ao desejo são predominantes em sua obra. Existem temas que são mais poéticos ou mais líricos que outros? Ou a poesia pode servir “a todas as fomes”

Para mim curto muito temas singelos da vida, mas cheios de emoção, amor e nostalgia, mas também me aventuro nas letras mais ousadas, por vezes, e algumas outras escritas saem com um contexto social, mas não é minha temática predileta, e vejo que atualmente, é o que se pede em Saraus, editoras e Antologias diversas.

Quais as suas inspirações? Quais as suas dificuldades?

Tenho inspiração na vida reflexiva como um todo. Gosto de escrever sobre o amor, a saudade, o desamor, a nostalgia. Tenho dificuldades de lidar com temas que giram em torno do gótico e do erótico, também, até me atrevo, mas não me saio bem.

Se tivesse que escrever uma poesia agora que tema escolheria?

Agora, nesta hora: 15:44 horas da tarde de uma véspera de feriado, rrrssss escreveria eu um poema de amor com docilidade e saudades, talvez seja o momento que me inspire.

Algum momento de sua vida a marcou?

Sim, vários. Difícil elencar um somente, mas o nascimento do meu filho, o meu primeiro poema publicado em livro físico, o encontro com o desconhecido (pessoa) que me trouxe mais inspiração, apesar de algumas turbulências nesse voo poético.

Você acha a poesia importante hoje na vida do jovem? Por que?

Sim, claro que sim. O jovem precisa saber lidar com emoções nesse mundo cheio de superficialidade e muito acelerado, e a poesia creio que traz esse chamariz de o jovem olhar para si, seus sentimentos e saber de sua postura afetiva no contexto. Um dístico pode causar mais que o brado estridente de uma canção, isso chama a atenção e faz desenvolver seu auto percepção.

O que acha deste site dedicado a poesia?

Ótima iniciativa. Sempre bom ter outros espaços virtuais para disseminar a poesia como forma de comunicação e arte.

Teria alguma. sugestão para acrescentar no fórum?

Não, acabei de entrar como convidada e sou grata. Vejo que os tópicos sugeridos atendem à demanda dos leitores que se propõe a degustar um pouco mais da boa poesia.

Lia Fátima

Parabéns!

Sua entrevista muito nos ajuda a mostrar o significado de escrever, a beleza .Muito ajuda como incentivo aos que nos visitam.

Os poetas tem as poesias e os designers, as imagens.

A arte nos ajuda a fortalecer e esquecer os males.

Ajuda-nos a pensar positivo.

Muito obrigada!

2025 © Recanto da poesia - Todos os direitos reservados. | Políticas de privacidade