Seja bem vindo ao nosso fórum!

Para escrever seu primeiro texto, role a página e clique em “Você e sua poesia”.

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:Recanto da PoesiaPoesia social: Contos , crônicas.Fi-lo porque qui-lo
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fi-lo porque qui-lo

Foi na eleição para prefeito em São Paulo, no ano de 1985, que tive o prazer de conhecer o ex- presidente Jânio ou Janio como ele assinava, ora com acento, ora sem.
Naquele pleito, nós paulistanos, voltamos a escolher o prefeito diretamente após 20 anos.
O encontro ocorreu no Colégio Regina Mundi, onde ele fez um comício.
Naquele dia, o auditório do colégio contava com poucas pessoas. O clima do já ganhou do outro candidato, disparava nas pesquisas do "Data Folha".
E ali eu estava, ansioso em cumprimentar Jânio e, ao mesmo tempo, buscar uma resposta a uma pergunta.
Tive muita sorte, pois ao terminar a fala, ele começou a cumprimentar as pessoas com refinada educação e até parava para conversar.
Quando chegou próximo a mim, não pensei duas vezes e perguntei: - Em que circunstâncias o senhor disse a frase "Fi-lo porque qui-lo"?
Ele me olhou colocando uma pequena vassourinha em minha camisa, símbolo de sua campanha e respondeu: - Seria uma aberração se falei alguma vez esta frase. Se fosse realmente de minha autoria, eu teria dito: - "FI-LO PORQUE O QUIS"! E emendou: - Em "quilo" não existe a junção do pronome. Jânio deu um sorriso e continuou a andança no auditório.
Enfim, fiz uma profundo consulta nos jornais e falas do ex-presidente sobre a tal frase. Realmente, Jânio não é o autor!
E quanto a eleição, contrariando todas as pesquisas, em especial o " Data Folha", Jânio Quadros venceu a eleição com 37,53% dos votos, seguido de Fernando Henrique, com 34,16%. Eduardo Suplicy, PT, com 19,75%,.
Meu voto: - Varre, varre vassourinha, varre a corrupção".

Arquivos enviados:
  • vassoura.jpg

Realmente acompanhei essa é poca política através de meus pais e até bem pouco tempo rolava uma vassourinha dourada nos guardados Belo texto

Parabéns!

Acompanhei pouco o politico citado mas sei desse "dito" tão famoso, que sempre alguém repercute nas interações mais saudosistas. saudaçoes literarias

admin and Dulce Regina Magnani have reacted to this post.
adminDulce Regina Magnani

2025 © Recanto da poesia - Todos os direitos reservados. | Políticas de privacidade